Cabo Verde
Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular africano e um arquipélago de origem vulcânica constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, 640 km a oeste de Dacar, no Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós. Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilómetros a leste, perto de Dacar, no Senegal.
Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.
Ilha de Santiago
Santiago é a maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, pertencente ao grupo do Sotavento. Estende-se por cerca de 75 km de comprimento, no sentido norte-sul e cerca de 35 km de largura, no sentido leste-oeste
Área: 991 km²
A ilha de Santiago, considerada a mais africana de todas e onde os contrastes são mais nítidos, oferece uma infinidade de montanhas e vales, percursos e trilhos, naquela que é a maior ilha do arquipélago e que acomoda metade da população do país.
Berço da cabo-verdianidade, a ilha oferece uma riqueza cultural, gastronómica e paisagística, únicas, para além de belas praias. É aqui também que encontrará as memórias de outros tempos, no silêncio e nas ruínas da Cidade Velha, antiga Ribeira Grande, primeira cidade portuguesa. Possui igualmente bonitas baias e enseadas. Os de São Martinho, Praia-Baixo e São Francisco, bem como o de Tarrafal e o de Ribeira de Prata, merecem uma visita e…um mergulho obrigatório. O mercado de Sucupira (mercado popular) e o de verduras na cidade da Praia constituem, também, passagens obrigatórias. A cidade da Praia está igualmente a se posicionar como um centro de conferências e eventos regionais e internacionais. A ilha possui um aeroporto e porto internacionais com ligação aos principais mercados emissores. Venha daí e deixe-se envolver pela magia contagiante da ilha mais africana do arquipélago.
Descubra a variedade de momentos de lazer da capital
A multiplicidade artística de Cabo Verde tem forte expressão na capital, a cidade da Praia. Existe uma ampla oferta a nível de restaurantes, bares, museus e actividade culturais, desportivas e de lazer.
Nos muitos restaurantes existentes, a gastronomia é variada e de sabores únicos, oferendo desde pratos típicos, como a cachupa, às especialidades com peixe e marisco, acompanhadas, quase sempre, de música ao vivo aos fins-de-semana. Dê um passeio pelo Platô, centro histórico e nevrálgico da cidade da Praia, e descubra a agitação do mítico restaurante “Quintal da Música”, que proporciona noites e momentos inesquecíveis de convívio, sabores, aromas e riqueza artística.
Viva aqui a história e a cultura de Cabo Verde
Santiago é a ilha de todos os contrastes, desde as praias amenas, às paisagens únicas, aos traços da ruralidade no interior, passando pelos fragmentos de história que nos transportam a épocas longínquas. Conheça o berço da nacionalidade cabo-verdiana – Cidade Velha – onde reina, imponente, a Fortaleza Real de São Filipe.
Visitar Santiago é descobrir as raízes do país e as marcas do povoamento, enquanto se deixa envolver pela morabeza e pelos ritmos frenéticos do batuque. Uma visita à comunidade dos “Rabelados” (comunidade que ficou muitos anos isolada do resto e que manteve modos de vida ancestrais) impõe-se ao visitante. Após uma agradável viagem pelo interior da ilha, chegamos a uma baía rodeada de coqueiros, onde fica uma das praias mais paradisíacas de todo o Arquipélago de Cabo Verde: o Tarrafal. O concelho, que se localiza no norte da ilha de Santiago, alberga também o ex-campo de concentração do Tarrafal, hoje transformado em museu. Criada pelo Governo Português em 1936, a Colónia Penal do Tarrafal, também conhecida como “Campo do Tarrafal”, foi durante anos local de atrocidades e atentados aos direitos humanos, até ser encerrado em 1974.
Aventure-se no interior insólito da ilha
Para além do fulgor da capital, Santiago é uma ilha de montanhas escarpadas, rochas vulcânicas e vales verdejantes. Nesta viagem pelo interior místico, não deixe de visitar o colorido mercado da Assomada, um importante ponto comercial, com um ambiente singular, numa mistura entre campo e cidade.
Não perca também o vale de S. Domingos, o Pico d’ Antónia (o ponto mais elevado da ilha), nem tão pouco deixem de visitar o Jardim Botânico de S. Jorge, “Rui Vaz”, o Parque Natural de Serra Malagueta, Calheta de São Miguel e Santa Cruz, não esquecendo São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo.
São Domingos
O Concelho de São Domingos é um concelho/município rural da ilha de Santiago, Cabo Verde, com 137,6 km² e 13.305 habitantes. O Dia do Município é 13 de março. Desde 2008, o município de São Domingos é governado pelo Movimento para a Democracia
Área: 137,6 km²
São Domingos um Município com Historia
O município de São Domingos, a porta de entrada para interior de Santiago, tem como principal oferta turística as sinuosas montanhas e serras verdes de Rui Vaz e Monte Tchota e belíssimas praias de Praia Baixo e Vale da Custa, onde actualmente se encontra um dos mais emblemáticos empreendimentos turísticos do País, o “Sambala Village Investment”.
A gruta de Ribeirão de Cal, os Fósseis Dunares de Móia-móia, o Monte Bidela e o Parede de Nhordés (parede de Deus) são alguns dos encantos da natureza de que também se possa desfrutar em São Domingos.
Venha daí e deixe-se envolver pela magia contagiante da ilha mais africana do arquipélago.
História
O Concelho de São Domingos foi criado através da lei n.º 96/IV/93, de 13 de Dezembro, com uma extensão territorial de 134,6 Km², que corresponde aproximadamente a 13,6% do território da Ilha e a 3,3% do território nacional. Está localizado a Sudeste da Ilha de Santiago, confrontando com Oceano Atlântico a Leste, Municípios da Praia ao Sul, Santa Cruz ao Norte, Ribeira Grande de Santiago ao Oeste e São Lourenço dos Órgãos ao Noroeste. Foi elevado à categoria de Cidade pela Lei nº 77/VII/2010, publicada no Boletim Oficial de 23 de Agosto de 2010. São Domingos possui uma população de aproximadamente 13.808 habitantes segundo o Censo de 2010, distribuídos em duas Freguesias com 27 localidades.
As localidades de Ribeirão Chiqueiro, Milho Branco e Várzea da Igreja, com maior densidade populacional e com algumas características urbanas, são consideradas o “Espaço Central de São Domingos” pelo respectivo Plano de Desenvolvimento Urbano, sendo as demais comunidades muito dispersas. Observam-se nesse corredor formas de povoamento de génese linear (edifícios que se estendem ao longo das estradas e caminhos municipais). Nas outras localidades regista-se um povoamento de génese difusa (edifícios muito afastados uns dos outros mais ou menos próximos de caminhos municipais).